Onde Há Tudo

nCleaner

11-02-2011 15:09

 

Deixar o computador mais rápido sem precisar turbiná-lo com novas peças é o desejo de todos os usuários. Para isso, não faltam aplicativos que vasculham o sistema em busca de arquivos que não estejam em funcionamento e só atrapalhem a navegação para deletá-los.

Na maioria das vezes, entretanto, eliminar alguns dados pode não ser o suficiente para conseguir essa melhora. Outras tarefas precisam ser executadas durante todo o tempo para extrair o máximo da potência do seu computador e facilitar seu uso. Para isso, o nCleaner surge como grande salvação.

Esse software tem como função otimizar o sistema a partir de diversos processos realizados, que vêm desde deletar arquivos inúteis até fazer um monitoramento do que se passa enquanto o computador está ligado.

A janela inicial do nCleaner.

Hora da faxina

Junto com a instalação do nCleaner, alguns plugins que aumentam a variedade de itens que o aplicativo corrige e limpa. Recomendamos que deixe a caixa marcada, já que o espaço ocupado é pequeno.

Já com o programa aberto, selecione a opção desejada. São quatro diferentes operações que, juntas, fazem um grande trabalho. Confira os serviços disponíveis:

O "Clean System" faz uma varredura completa no seu sistema, removendo aplicativos e registros que não estejam sendo utilizados e apenas ocupem espaço no computador. É a opção mais potente. Antes de iniciá-la de fato, clique em “System items”, passeie pelas abas e desmarque os arquivos que desejar manter, como o histórico da internet ou arquivos da Lixeira. Vá a “Clean Now” para começar.

Esse é o sistema mais eficiente de limpeza.

Similar ao item anterior, "Find Junk" escaneia sua máquina para remover arquivos temporários ou arquivos que tenham ficado para trás após desinstalações. Apesar de ocuparem menos espaço, em grande quantidade eles acabam sendo inconvenientes. Ao selecioná-lo, marque as caixas contendo os tipos de dados que você deseja retirar. Clique em “Scan” para o processo ter início.

O escaneamento também é eficiente.

Já "Tweak" modifica algumas configurações do seu computador para melhorá-lo em desempenho, estabilidade e privacidade. Algumas opções são simples, como nunca executar CDs ou DVDs automaticamente, porém fazem diferença no desempenho. Já outras não são muito recomendadas, como desabilitar o Firewall do Windows. Entre os itens disponíveis, ele modifica o sistema e até funções da internet ou do seu player de mídias. Vá a “Apply” para consolidar as alterações.

Ele altera algumas opções do próprio Windows.

Por último, "Startup Man" acompanha todos os aplicativos e serviços que se abrem juntamente com a inicialização da máquina. Uma lista contendo todos aparece e os escolhidos precisam ser marcados. Você pode adicionar outras aplicações em “Add Entry” e salvá-las em “Apply”.

A lista de programas que serão monitorados.

A duração dos itens de limpeza costuma ser de alguns minutos, mas isso depende bastante de quantos arquivos serão deletados e quanto do seu disco rígido está em uso. Um relatório contendo tudo o que foi feito é gerado logo após a operação e pode ser acessado em “Log”.

Ações adicionais

A janela inicial do programa possui outras funções. “Real Time System Monitor” é o observador que monitora seu sistema e fica de olho em atividades que sobrecarreguem o computador, fazendo a manutenção automaticamente. Já o item abaixo, “Shred Free Space”, limpa todo o espaço que deveria estar vazio no seu computador, impedindo que documentos previamente utilizados sejam eliminados de vez.

Elimine de vez os arquivos inúteis do disco.

Na mesma tela de entrada, “Settings” possui todas as opções configuráveis. Uma delas é a possibilidade de colocar uma senha de acesso ao programa para que ninguém interfira nas operações do software. Já em “Schedule”, você pode fazer com que o programa realize as limpezas básicas toda vez que você iniciar o Windows (marcando “Clean on Windows startup”), entre outras. Em “Hide”, o programa sai do desktop e fica na Barra de tarefas.



(bybaixaki)
 
Download:

Procurar no site

Contatos

Martino laranjaup@live.com.pt ---------