Onde Há Tudo

Novo sistema planetário descoberto por portugueses

25-08-2010 14:23

Uma equipa europeia, que integra dois portugueses, descobriu um novo sistema planetário constituído por três planetas semelhantes a Neptuno. Tal como o nosso sistema solar, o novo sistema "Tridente de Neptuno" tem uma cintura de asteróides e um dos planetas encontra-se em zona potencialmente habitável.

Os investigadores portugueses são Alexandre Correia, da Universidade de Aveiro, e Nuno Cardoso Santos, do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa. A descoberta, publicada na edição de hoje da revista "Nature", foi possível devido à utilização do método das velocidades radiais (que já permitiu encontrar 180 exoplanetas) e ao rigor do espectrógrafo Harps, instalado num dos telescópios do ESO (European Southern Observatory), organização a que Portugal pertence.

Nos últimos anos, têm sido localizados dezenas de planetas a orbitar estrelas semelhantes ao Sol. Quase todos são gigantes gasosos, semelhantes a Júpiter, o maior planeta no sistema solar (com uma massa superior cerca de 318 vezes à da Terra).

Mais recentemente, com o de-senvolvimento das técnicas de procura de planetas extra-solares tem sido possível a detecção de corpos com massas entre cinco e 20 vezes a da Terra e comparáveis à de Neptuno (17 vezes a massa do nosso planeta).

Agora, pela primeira vez, foi encontrado um sistema composto por três planetas com massa semelhante à de Neptuno, que orbitam em torno da estrela HD69830, que fica relativamente próxima do Sol (a cerca de 41 anos-luz).

Os modelos teóricos elaborados pelos astrofísicos indicam que o planeta que se encontra mais afastado da estrela localiza-se numa zona propícia à existência de vida, embora seja improvável a existência de água em estado líquido.
 

Procurar no site

Contatos

Martino laranjaup@live.com.pt ---------